Elevator Pitch | Conceito e Objetivos
16137
page,page-id-16137,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-7.9,wpb-js-composer js-comp-ver-4.9.1,vc_responsive
 

Conceito e Objetivos

Abertura das candidaturas a 27 de fevereiro de 2018

A Representação da Comissão Europeia em Portugal lança a quinta edição do concurso de empreendedorismo “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” por considerar que é importante continuar a apoiar aos empreendedores, capacitando e encorajando todos aqueles que querem desenvolver os seus projetos e ideias de negócio.

 

O concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam 2018” privilegiará projetos de empreendedorismo de base tecnológica e digital. De entre estes, dará especial relevo a projetos que – de alguma forma – proponham soluções e inovações que contribuam para reforçar a capacitação cívica e a participação ativa dos cidadãos na vida democrática.

 

A nova edição surge num contexto económico mais favorável, o que mostra que as políticas e as iniciativas da Comissão Europeia para promover o investimento, o crescimento e o emprego contribuem para produzir bons resultados no nosso país e em toda a Europa. A Comissão considera, porém, que é preciso prosseguir os esforços para que a economia continue a crescer, a atrair mais investimento e criar mais e melhor emprego. Em paralelo, a Comissão Europeia tem-se empenhado em implicar os europeus no debate sobre as opções para a Europa do futuro e em criar as condições para suscitar e reforçar a participação cívica e democrática dos cidadãos. As tecnologias digitais podem trazer soluções eficazes e inovadoras para levar as pessoas a participar na vida democrática e a contribuir com ideias e propostas para melhorar a nossa sociedade.

Seedcamps (6 a 16 de março)

Numa fase de preparação para o concurso, serão organizados seedcamps em vários locais do país, envolvendo a rede de Centros de Informação Europe Direct e os parceiros locais/regionais para que os potenciais candidatos possam beneficiar de uma sessão de preparação das candidaturas, com mentoria na conceção do modelo de negócio.

# Bootcamp:

As 12 equipas finalistas participantes do bootcamp beneficiam de formação sobre temas de gestão, fundamentais para a capacitação para o empreendedorismo. Os módulos de formação abordarão ferramentas de modelo de negócio, com capacitação adicional em temas relevantes de gestão, mercado e comunicação.

# Capacitação:

As 12 equipas finalistas terão acesso a sessões individuais de coaching desenvolvendo os temas do modelo de negócio, ajuste de mercado e apresentação da ideia, com foco no pitch final;

# Pitch Review:

As 12 equipas finalistas apresentam-se perante um júri de feedback que tem por função fazer uma crítica construtiva de cada apresentação, e um júri da sessão competitiva, que faz a avaliação final das apresentações e seleciona o(s) vencedor(es);

# Prémios:

Serão atribuídos 2 prémios financeiros:
– Prémio “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” de 6.000 euros.
– Prémio especial “Democracia Digital”, de 4.000 euros, ao projeto que mais se distinga no âmbito da capacitação cívica e democrática com base na utilização de novas tecnologias e soluções inovadoras.

ELEGIBILIDADE

São destinatários do concurso todos os cidadãos ou residentes na União Europeia, com mais de 18 anos, que tenham uma ideia original, com potencial de mercado e de criação de emprego, assim como os empreendedores que desejam aconselhamento e investimento em ideias de negócio já validadas, quer tenham ou não iniciado atividade empresarial.

 

Dado o destaque atribuído a projetos na área da capacitação cívica e democrática dos cidadãos, serão encorajadas as candidaturas de projetos promovidos por pessoas ou equipas no âmbito de entidades que desenvolvem uma ação cívica regular (autarquias, ONGs, associações de cidadãos, etc.).

Áreas temáticas do “Empreendedorismo de base tecnológica e digital”

INDÚSTRIA 4.0 E E-COMMERCE

CIBERSEGURANÇA E ECONOMIA DE DADOS EUROPEIA

CIDADES INTELIGENTES E TECNOLOGIAS DE REDE

SAÚDE E BEM ESTAR

AGRICULTURA INTELIGENTE E ECONOMIA CIRCULAR

MEDIA E CULTURA DIGITAL

SOCIEDADE DIGITAL E SUSTENTABILIDADE

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CAPACITAÇÃO CÍVICA E DEMOCRÁTICA

Arquivo 2016